Pedro Oliveira

Natal Luz de Coité atrai delegações de mais de 50 municípios baianos

O Natal Luz foi criado em 2021, pelo prefeito Marcelo Araújo

O terceiro Natal Luz de Conceição do Coité, já referendado como o mais importante do interior da Bahia, continua atraindo pessoas de todas as partes do Estado, e até de fora dele, impressionados com o cenário espalhado pelas ruas da cidade da Rainha do Sisal.

Conforme fonte da Prefeitura, mais de meia centena de delegações de vários municípios baianos já confirmam que virão a Coité para ver de perto o magnífico cenário natalino montado por uma empresa especializada, como a utilização de elementos típicos da época.

Quando se fala em Natal Luz no interior da Bahia, a “Rainha do Sisal” tem sido a grande referência, em termos de originalidade e inovação. Independente do cenário que vai até 06 de janeiro de 2024, a vasta programação iniciada no dia 17 de novembro, conta com cerca de 100 artistas que se apresentam nos finais de semana no circuito da festa. Além de tudo isso, a Igreja matriz, atrai a comunidade católica com programação religiosa.

O Natal Luz criado em 2021, pelo prefeito Marcelo Araújo, diante do decreto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores, se constitui em um evento permanente, que deverá ser realizado no final de cada ano, independente de quem for o gestor municipal.

Com essa motivação do Natal Luz, o comercio coiteense vive um momento de aquecimento nas vendas, fora isso, ainda conta com várias lojas decoradas, atraindo público, inclusive para visitas às noites, devido as belas decorações. A prefeitura “que investe forte na programação”, contribui ainda mais para o sucesso da festa, colocando à disposição de estudantes e moradores da zona rural, ônibus para que possam se deslocar para o centro da cidade.

O setor hoteleiro também registra um bom nível de ocupação, com a demanda da visitação de outras cidades.

O prefeito disse, que quando idealizou o Natal Luz, o propósito era gerar empregos e renda para o povo, e relatou que uma cidade como Coité, com quase 70 mil habitantes, não podia depender só da cultura do sisal, e sendo assim resolveu idealizar a festa, que além de gerar emprego e renda, proporciona alegria e encanto a todos, e isso para ele, não tem preço. “São quase dois meses de festa e a expectativa dos comerciantes é de vender 80% a mais do que se vendeu no ano passado. Essa é uma festa de família e temos recebido a visitação de centenas de pessoas de outros municípios e de fora da Bahia.”

Entusiasta e percursora do Natal a mais de quatro décadas na cidade, a aposentada professora Rita Pinto, disse que o amor pelo Natal veio de seu marido que gostava muito da festa e onde foi presenteada por Deus, com o nascimento da filha nesta data. “Eis o motivo de eu gostar tanto do Natal, e quando chega essa época do ano, as pessoas costumam apreciar a decoração natalina que faço todos os anos na frente da minha casa”, relata. Já a moradora Deusuita, 83 anos de idade, disse que a festa traz uma oportunidade e demonstração do Menino Jesus, para as crianças que não tiveram a oportunidade de conhecer, e que ela, com essa idade, se sente criança no meio da criançada.

A artesã Mira do Crochê que ganhou uma barraca na Vila do Natal, na Praça da Matriz, disse que a boneca da Emília vem sendo a mais procurada pelas pessoas, e comentou que o evento vem servindo de vitrine para vender e divulgar seus produtos. A secretária de Comunicação da prefeitura, Heloisa Gomes disse que o Natal Luz vem gerando mais de 300 empregos diretos e indiretos, e a ornamentação da cidade conta com 6 mil itens de decoração, 2 mil peças luminosas e mais de 100 mil micros lâmpadas. Encantado com o que viu pela primeira vez, o morador do povoado de Tabuleiro, Eloy de Oliveira, disse que a “boniteza” como ficou a cidade, nunca foi vista na região, e comentou que isso é coisa de primeiro mundo.