Helô Sampaio

Um suflê de bacalhau porque vou voltar sereia de spa em Busca Vida

Veio direto do meu livro de receitas da Dona Benta, o Comer Bem


Foto: Pixabay/Creative Commons

Estão pensando o quê? Que iam se livrar da bonitona aqui, assim, sem mais aquela? Nã-nã-ni-nã-não, senhor. Vou contar um segredo prá vocês, mas não contem pra ninguém, fica só entre nós: a lindona, apesar das 75 primaveras (com essa carinha de 50), ainda está em forma, meu negão lindo. Tanto que estou indo agora para um Hospital da Obesidade, em Busca Vida, para voltar de lá com um corpinho de miss, linda, bonita e gostosa. O dengo agora vai ficar mais apimentado, meu lindão.

Eu estava em casa já colocando o maiô para ir nadar no Clube Cassas, depois de combinar tudo com Poliana, quando fui avisada que o meu pedido para o Hospital da Obesidade foi aceito. Eu segui uma orientação médica porque já estava com muita dificuldade para andar – consequência de acidente que sofri ainda jovem e que já me obrigou a fazer várias cirurgias. Quando soube que podia ir, dei pulinhos de alegria. Já estive lá para conhecer o Hospital e gostei muito: é um lugar aprazível, acolhedor e acho que eu vou me dar muito bem. Estou muito alegre e, quando voltar e você me vir passar toda charmosa e elegante, pode cantar que eu dou trela e ainda pisco o olho, há-há.

Estou arrumando as roupas e devo passar um bom tempinho por lá. Nosso próximo bate-papo já vai ser com uns quilinhos a menos, outros muitos quilinhos de charme a mais. Se puder, vou mandar fotos para vocês se animarem a também ficar gostosos e saudáveis. Para mim, o principal da vida, meu lindinho, é ter saúde com felicidade e autonomia. O resto, ‘nois resolve’, como diz meu povo.

Esse tempo que fiquei ausente eu estava em Itabuna, na casa da minha irmã Ana, de onde vamos visitar os outros familiares com Pindoba, seu filho e meu negão lindo que desde pequenininho amava acompanhar a titia para o jornal ou qualquer outro lugar. Mas agora, meu coração é comandado por sua filhota Beatriz, que herdou o amor do papai pela titia e conseguiu também conquistar todo o meu coração. Amo esta fofura linda, beijo e abraço com tanto carinho que fico preocupada em incomodá-la. Deus foi muito bom comigo, me presenteando com uma família encantadora.

Mas estou agoniada, doida para ir para o Hospital da Obesidade, pois gostei muito do lugar e Ivete Monteiro, minha amiga de 500 anos, ficou uma temporada lá e voltou muito elegante, acabando de me encher de gás. Vou lá, lindinho, e volto para lhe fazer dengo e animar a ficar gostoso também.

Vamos começar com uma comidinha gostosa de despedida porque de agora pra diante é só comida light e diet, todas deliciosas, mas adeus feijoada, fatada, rabada, etc. Aventais a postos, lindinhos, vamos fazer o almoço de despedida.

Fui almoçar com Odete, minha cunhada, neste último domingo, e ela preparou um suflê de bacalhau que estava uma delicia. Eu comi lambendo os dedos. Não peguei a receita, mas encontrei esta no meu livro de receitas de Dona Benta, o Comer Bem, e vou fazer agora em casa. Vamos juntos, lindinhos?

Suflê de bacalhau

Ingredientes:

-- ½ kg de bacalhau
-- 300g de batatas
-- Meia xícara (chá) de leite
-- 5 ovos (as claras batidas em neve)
-- Queijo duro ralado
-- Manteiga ou margarina
-- Farinha de rosoca
-- Passas, axeitonas ou um molho qualquer, se quiser.

Modo de preparar:

1 - Limpar o bacalhau, tirar a pele e as espinhas. Cozinhar e desfiar bem miudinho; cozinhar também as batatas, descascar e juntar.

2 - Juntar a massa de batatas ao bacalhau, com meia xícara de leite, as gemas, as claras batidas em neve, duas colheres (sopa) de queijo duro ralado e uma colher (sopa) de manteiga ou margarina.

3 - Misturar tudo muito bem, despejar numa forma untada com manteiga (ou margarina), polvilhada com queijo, e assar em forno quente. Se quiser, pode misturar à massa algumas passas – sem caroço e azeitonas

4 - Para servir, tire o suflê da forma e sirva-o simples ou com um molho da sua preferência.

Bom apetite!